Heredogramas dos estudantes

das anágrafes paroquiais para a escola

Autores

  • Rosemar de Fátima Vestena Universidade Federal de Santa Maria
  • Élgion L.S. Loreto Universidade Federal de Santa Maria
  • Lenira M.N. Sepel Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2013.165

Palavras-chave:

registro biológico de famílias, espaços não formais, recursos didáticos, estudantes, ensino de genética

Resumo

Este relato apresenta uma experiência didática, realizada no segundo ano do Ensino Médio, em que os conceitos de hereditariedade foram tratados a partir de heredogramas familiares elaborados pelos alunos. Esses heredogramas foram construídos a partir de pesquisas dos alunos com seus familiares e no Centro de Pesquisas Genealógicas (CPG) do município de Nova Palma, RS. Este centro foi organizado especialmente para armazenar as informações contidas nos registros das paróquias católicas da cidade e permitiram que os alunos conseguissem dados de até quatro gerações de suas famílias. Ao longo de mais de vinte anos de trabalho com várias turmas, o trabalho com os heredogramas trouxe a oportunidade de abordar saberes que vão além da Genética e das Ciências da Natureza, abarcando também outras áreas do conhecimento, principalmente das Ciências Humanas. Percebeu-se que informações implícitas nos heredogramas trouxeram, simultaneamente, conhecimentos dos contextos históricos e socioculturais da comunidade escolar. Provocaram novas leituras, reflexões e registros, além de um olhar interdisciplinar e mais contextualizado das ciências. O objetivo deste relato é mostrar como os heredogramas familiares podem auxiliar o ensino de Genética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Élgion L.S. Loreto, Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Biologia, Universidade Federal de Santa Maria, RS

Lenira M.N. Sepel, Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Biologia, Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Downloads

Publicado

2013-09-28

Como Citar

Vestena, R. de F., Loreto, Élgion L. ., & Sepel, L. M. (2013). Heredogramas dos estudantes: das anágrafes paroquiais para a escola. Genética Na Escola, 8(2), 114–123. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2013.165

Edição

Seção

Na sala de aula