Como desvendar enigmas genéticos a partir da comparação de sequências

Autores

  • Adriana Maria Antunes Universidade Federal de Goiás
  • Lays Karolina Soares da Cruz Universidade Federal de Goiás
  • Mariana Pires de Campos Telles Instituto de Ciências Biológicas

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2014.186

Palavras-chave:

análise de dados, blast, ferramentas de bioinformática, genética, sequenciamento de nova geração

Resumo

A principal função da atividade é demonstrar como funciona uma das etapas para a análise dos dados de sequenciamento de primeira e/ou segunda geração, utilizando uma ferramenta da Bioinformática conhecida como “BLAST” (Basic Local Alignment Search Tool). Ao resolver os enigmas propostos, que simulam situações reais, graduandos ou pós-graduandos manipularão as ferramentas em busca de respostas e consolidarão seus conhecimentos sobre a análise de dados de sequenciamento e as múltiplas possibilidades de uso e aplicações em diferentes áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Maria Antunes, Universidade Federal de Goiás

Bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, ICB, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Campus II, ICB I.

Lays Karolina Soares da Cruz, Universidade Federal de Goiás

Bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, ICB, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Campus II, ICB I.

Mariana Pires de Campos Telles, Instituto de Ciências Biológicas

Bolsista PQ1D-CNPq, Laboratório de Genética & Biodiversidade, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás, Campus II, ICB I.

Downloads

Publicado

2014-10-16

Como Citar

Antunes, A. M., Cruz, L. K. S. da, & Telles, M. P. de C. (2014). Como desvendar enigmas genéticos a partir da comparação de sequências. Genética Na Escola, 9(2), 136–145. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2014.186

Edição

Seção

Materiais Didáticos