Mais sobre a natureza molecular dos fatores mendelianos

Autores

  • Tiago Alves Jorge de Souza Universidade de São Paulo
  • Tiago Campos Pereira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2016.250

Palavras-chave:

LCD1, CLV1, GA3ox, bHLH, clavata, mendelismo

Resumo

Os estudos de Mendel continuam sendo relevantes para o ensino da Genética na atualidade, apesar de terem sido publicados há um século e meio. O advento da Biologia Molecular tem permitido um avanço nas análises das variações moleculares associadas aos sete caracteres estudados por Mendel em ervilha. No entanto, ainda não se sabe ao certo quais são exatamente os genes associados a algumas dessas características. Dos sete caracteres, a cor e a forma da semente são usualmente os mais abordados e utilizados para exemplifi car os conceitos de hereditariedade. Os genes envolvidos nesses caracteres já foram clonados, sequenciados e relativamente bem descritos. No presente artigo abordamos os lócus dos outros cinco caracteres originalmente estudados por Mendel, dando especial ênfase à natureza molecular e à função dos genes relacionados a eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Alves Jorge de Souza, Universidade de São Paulo

Programa de Pós-Graduação em Genética, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP.

Tiago Campos Pereira, Universidade de São Paulo

Programa de Pós-Graduação em Genética, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP. Departamento de Biologia, Faculdade de Filosofi a, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP.

Downloads

Publicado

2016-05-22

Como Citar

Souza, T. A. J. de, & Pereira, T. C. (2016). Mais sobre a natureza molecular dos fatores mendelianos. Genética Na Escola, 11(2), 398–403. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2016.250

Edição

Seção

Um Gene