O Mendel mítico sob um olhar crítico

o papel de Mendel na história da Genética

Autores

  • Charbel N. El-Hani Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2016.252

Palavras-chave:

Mendel, história da genética, gene

Resumo

É praticamente universal a descrição de Mendel como responsável pela formulação das leis que recebem seu nome, numa forma que menciona genes situados nos cromossomos – que ele teria chamado de ‘fatores’ – e sua distribuição pelas células-filhas nas divisões meióticas. É bastante comum, além disso, uma imagem de Mendel como um monge supostamente isolado num mosteiro em Brünn (atualmente, Brno), ignorado pela comunidade científi ca de sua época e posteriormente vingado pelo seu papel fundador na história da Genética. Estes são elementos do que podemos denominar o Mendel mítico, presente tanto na ciência escolar quanto na literatura científica. Contudo, esta é uma descrição incorreta do papel de Mendel na história da Genética. Ela está comprometida por erros metodológicos importantes em termos historiográficos, por ser anacrônica, atribuindo a Mendel ideias posteriores ao seu trabalho, e por ignorar o contexto em que ele realmente trabalhou. Quanto a este último problema, Mendel não era, de um lado, um monge isolado e ignorado, mas, de outro, não era parte da comunidade científi ca que se dedicava ao problema da herança na segunda metade do século XIX. Assim, outro problema decorre da ênfase apenas sobre o papel de Mendel nos estudos da herança que teriam levado à emergência da Genética na virada para o século XX: ignoram-se as contribuições de cientistas muito importantes, como Darwin, Spencer, Galton, Nägeli, Brooks, Weismann e de Vries. Foi o trabalho desses cientistas que propiciou o caminho para o surgimento da Genética e foi no novo contexto estabelecido por essa disciplina que o trabalho de Mendel foi reinterpretado a partir de 1900. O Mendel mítico decorre, em parte, de uma confusão entre o conteúdo de seu trabalho original, publicado em 1866, e o conteúdo dessa reinterpretação. Nesse texto, abordaremos alguns aspectos do Mendel mítico, como base para uma discussão de qual foi, afinal, seu papel na história da Genética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charbel N. El-Hani, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia

Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio), Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-05-22

Como Citar

El-Hani, C. N. (2016). O Mendel mítico sob um olhar crítico: o papel de Mendel na história da Genética. Genética Na Escola, 11(2), 272–285. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2016.252

Edição

Seção

Genética e Sociedade