O efeito da construção de uma usina hidrelétrica na biodiversidade de peixes

uma investigação sobre frequências alélicas e fenotípicas

Autores

  • Rafael Gil de Castro Universidade de São Paulo
  • Marcelo Tadeu Motokane Universidade de São Paulo
  • Marcelo Pereira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2018.292

Palavras-chave:

biodiversidade, ensino por investigação, genética

Resumo

Esta sequência didática investigativa tem o objetivo de promover a reflexão dos estudantes acerca dos impactos ambientais de uma usina hidrelétrica na biodiversidade local. O conceito de biodiversidade é enfocado do ponto de vista genético. Os estudantes são levados a refletir sobre a temática a partir de dados, tais como as frequências alélicas e fenotípicas, sobre uma população de peixes de um rio fictício onde foi construída uma usina hidrelétrica. As atividades estimulam os estudantes a usar o conhecimento científico para compreender o fenômeno estudado e potencializar suas tomadas de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Gil de Castro, Universidade de São Paulo

Professor de ciências do município de Brodowski, mestrando do programa Interunidades em Ensino de Ciências, modalidade Biologia, Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP.

Marcelo Tadeu Motokane, Universidade de São Paulo

Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP.

Marcelo Pereira, Universidade de São Paulo

Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP.

Downloads

Publicado

2018-02-12

Como Citar

Castro, R. G. de, Motokane, M. T., & Pereira, M. (2018). O efeito da construção de uma usina hidrelétrica na biodiversidade de peixes: uma investigação sobre frequências alélicas e fenotípicas. Genética Na Escola, 13(1), 39–47. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2018.292

Edição

Seção

Materiais Didáticos