O princípio elementar de Mendel aplicado a teste de paternidade

uma simulação a partir do triângulo amoroso em Dom Casmurro

Autores

  • Vagner Damião da Silva Ramos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rafaela Magalhães Aires Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Andréa Carla de Souza Góes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2018.294

Palavras-chave:

literatura, ensino de genética, teste de paternidade

Resumo

A atividade demonstra a tecnologia associada ao teste de paternidade, levando o estudante a visualizar o princípio mais elementar postulado por Mendel, a transmissão de caracteres, aos pares, da geração parental aos filhos. Estes caracteres, alelos do tipo microssatélite, são o alvo de análise da metodologia relacionada ao teste de paternidade. São utilizados, como exemplo de indivíduos testados, as personagens fictícias de um clássico da literatura brasileira, em Dom Casmurro, obra de Machado de Assis. Além de se apresentar como potencial instrumento para a compreensão da primeira lei de Mendel e divulgador de técnicas básicas de biologia molecular no contexto da vinculação genética de indivíduos, o material didático pode ser um estudo interdisciplinar, com a interação entre professores de biologia e português/literatura, no ensino médio. O material didático é constituído de quatro etapas que exemplificam, através de reagentes e materiais artesanais, o processo laboratorial de vinculação genética de indivíduos: extração de DNA a partir de frutas, manipulação de um protótipo de termociclador, eletroforese em gel de maisena para separar corantes e manipulação de peças que simulam as regiões microssatélite do DNA dos três indivíduos analisados (Capitu, Ezequiel e Bentinho) para determinação de casos de inclusão ou exclusão de paternidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Damião da Silva Ramos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Ensino de Ciências e Biologia, Instituto de Biologia, Rio de Janeiro, RJ.

Rafaela Magalhães Aires, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Ensino de Ciências e Biologia, Instituto de Biologia, Rio de Janeiro, RJ.

Andréa Carla de Souza Góes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Ensino de Ciências e Biologia, Instituto de Biologia, Rio de Janeiro, RJ.

Downloads

Publicado

2018-02-12

Como Citar

Ramos, V. D. da S., Aires, R. M., & Góes, A. C. de S. (2018). O princípio elementar de Mendel aplicado a teste de paternidade: uma simulação a partir do triângulo amoroso em Dom Casmurro. Genética Na Escola, 13(1), 70–81. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2018.294

Edição

Seção

Materiais Didáticos