O Novo Papel do Pai

a ciência desvenda o impacto da paternidade no desenvolvimento dos filhos

Autores

  • Fabricio Luís Lovato Universidade Federal de Santa Maria
  • Émilie Scheunemann Lovato Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2019.323

Palavras-chave:

paternidade, estrutura familiar, influências genéticas, imprinting genômico

Resumo

Enquanto uma busca por “fathers” (pais) no PubMed (o catálogo online da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA) retorna 20.589 resultados, uma busca por “mothers” (mães) retorna 133.407 resultados*, uma diferença de mais de seis vezes. Tais resultados apontam que os pais (ao longo dessa resenha, os genitores masculinos) foram (e ainda são) frequentemente negligenciados em estudos científicos. Mas, com a ocorrência de diversas mudanças econômicas e sociais, as quais afetaram as famílias, novas pesquisas estão surgindo e apontando ligações inesperadas entre pais e seus filhos. A obra “O Novo Papel do Pai: A Ciência Desvenda o Impacto da Paternidade no Desenvolvimento dos Filhos” (Editora Agir, 2015, 1. ed., 224 páginas), de Paul Raeburn, discute muitas das recentes pesquisas de áreas diversas como a Neurociência, a Genética, a Fisiologia, a Psicologia e a Sociologia, as quais apontam para fortes influências paternas sobre os filhos. O autor, um jornalista científico, é ex-presidente da National Association of Science Writers e escreve para revistas e jornais como Scientific American, Psychology Today, Discover Magazine, Technology Review, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Luís Lovato, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Santa Maria, RS.

Émilie Scheunemann Lovato, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Santa Maria, RS.

Downloads

Publicado

2019-05-04

Como Citar

Lovato, F. L., & Lovato, Émilie S. (2019). O Novo Papel do Pai: a ciência desvenda o impacto da paternidade no desenvolvimento dos filhos. Genética Na Escola, 14(2), 146–147. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2019.323

Edição

Seção

Resenhas