O gene PHACTR1 e a susceptibilidade à doença arterial coronariana

Autores

  • Rayana Pereira Dantas de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Lorena Neves Ferreira niversidade Federal de Goiás
  • Rodrigo da Silva Santos Universidade Federal de Goiás
  • Angela Adamski da Silva Reis Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2020.331

Palavras-chave:

síndrome metabólica, aterosclerose, biomarcadores, PHACTR1, genética preditiva

Resumo

A doença arterial coronariana é uma condição multifatorial caracterizada pela deposição de gordura nas paredes das artérias coronárias, originando placas ateroscleróticas. Resulta em redução ou obstrução de vasos sanguíneos coronários, iniciada a partir da peroxidação lipídica na parede das artérias em resposta ao processo inflamatório decorrente de lesão endotelial. Seu caráter multifatorial, com herdabilidade de 40 a 50%, revela a influência de polimorfismos genéticos no desenvolvimento da doença. O gene PHACTR1 apresenta polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) e codifica uma proteína acessória que está envolvida na modulação da enzima fosfatase 1 (PP1), a qual influencia na concentração de óxido nítrico (NO) endotelial, um vasodilatador fundamental para a homeostase cardíaca. A elevada expressão do gene PHACTR1 em tecidos cardiovasculares têm permitido associar seus polimorfismos ao desenvolvimento de doença arterial coronariana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayana Pereira Dantas de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO.

Lorena Neves Ferreira, niversidade Federal de Goiás

Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO.

Rodrigo da Silva Santos, Universidade Federal de Goiás

Departamento de Ciências da Natureza (LEdoC) - Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Goiás, GO.

Angela Adamski da Silva Reis, Universidade Federal de Goiás

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular - Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO.

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

Oliveira, R. P. D. de, Ferreira, L. N., Santos, R. da S., & Reis, A. A. da S. (2020). O gene PHACTR1 e a susceptibilidade à doença arterial coronariana. Genética Na Escola, 15(1), 80–87. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2020.331

Edição

Seção

Um Gene