Albinismo

raro, mas não invisível

Autores

  • Lilian Kimura Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.356

Palavras-chave:

albinismo, falta de melanina, invisibilidade social, baixa visão, proteção solar

Resumo

Apesar de ser um tema comumente tratado nas aulas de genética, o albinismo ainda é cercado de muito misticismo e desconhecimento. O albinismo é uma característica genética rara decorrente da deficiência na produção de melanina e se manifesta em indivíduos de ambos os sexos de todos os grupos populacionais. A falta de melanina torna mandatória a fotoproteção, com o uso de filtro solar potente, óculos escuros e vestimentas apropriadas. A desinformação generalizada sobre o assunto tem impacto direto sobre a qualidade de vida dos albinos, deixando-os susceptíveis aos problemas de saúde que podem acometê-los, tanto pela negligência com os autocuidados como pela ausência de políticas públicas que os assistam adequadamente. Os desafios enfrentados por uma pessoa com albinismo ao longo da vida são muitos, a começar pela invisibilidade social e pelo preconceito, que muitas vezes levam a julgamentos completamente equivocados quanto à capacidade intelectual ou laboral. No artigo são abordados alguns aspectos da condição, com o intuito de ampliar a sua divulgação, contribuindo para a mudança desse cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Kimura, Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda colaboradora voluntária do Laboratório de Genética Humana, Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, SP.

Downloads

Publicado

2021-01-08

Como Citar

Kimura, L. (2021). Albinismo: raro, mas não invisível. Genética Na Escola, 16(1), 54–65. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.356

Edição

Seção

Genética e Sociedade