Crescer ou não crescer?

O gene TOR responde

Autores

  • Fernando Moreira Simabuco Universidade Estadual de Campinas,
  • Isadora Carolina Betim Pavan Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.370

Palavras-chave:

TOR, rapamicina, crescimento celular, síntese protéica, câncer, obesidade

Resumo

O metabolismo celular é controlado por uma série de genes. Tais genes são importantes por coordenar processos de acúmulo de nutrientes e gasto energético. A proteína mTOR em mamíferos é codificada por um dos genes importantes para o controle fino do equilíbrio energético da célula, reconhecendo a oferta de nutrientes e sinalizando para o armazenamento ou gasto de energia. O gene TOR é um gene muito conservado evolutivamente. Em leveduras, esse gene controla o crescimento das células. Em abelhas, a proteína amTOR está relacionada ao maior tamanho da rainha. Em plantas, o mesmo gene controla o crescimento em resposta a hormônios vegetais e em relação à luz. Em mamíferos, hormônios como a insulina regulam a via da mTOR e desequilíbrios nessa via estão associados a doenças e disfunções, como câncer, diabetes e obesidade. As informações contidas neste trabalho mostram como esse gene é capaz de controlar processos metabólicos celulares e como sua origem foi importante para a evolução da vida na Terra desde os primeiros organismos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Moreira Simabuco, Universidade Estadual de Campinas,

Laboratório Multidisciplinar em Alimentos e Saúde, Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, SP.

Isadora Carolina Betim Pavan, Universidade Estadual de Campinas

Laboratório Multidisciplinar em Alimentos e Saúde, Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, SP.

Downloads

Publicado

2021-06-10

Como Citar

Simabuco, F. M., & Pavan, I. C. B. (2021). Crescer ou não crescer? O gene TOR responde. Genética Na Escola, 16(2), 284–293. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.370

Edição

Seção

Um Gene