Genética das ervilhas ao genoma humano

Contribuições para uma revisão histórica e abordagens pedagógicas

Autores

  • Andréa Carla de Souza Góes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rafaela Magalhães Aires Colégio Santo Inácio

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2018.384

Palavras-chave:

resenha, história da genética, práticas pedagógicas

Resumo

O estudo em genética é a base para o desenvolvimento de novas metodologias para a biologia molecular e biotecnologia. Nas últimas décadas, as pesquisas nesta área têm avançado rapidamente, produzindo uma quantidade enorme de informações, desafiando professores a trazerem novos conhecimentos para as salas de aula. No contexto do ensino de genética, principalmente no ciclo básico de educação – visto a exigência de abstração necessária para compreensão dos processos genéticos – tem-se percebido bastante dificuldade por parte dos estudantes em compreender o conteúdo relacionado ao tema. Este é um assunto considerado de difícil domínio, podendo gerar desmotivação no aprendizado. O livro em e-book “Genética das ervilhas ao genoma humano: contribuições para uma revisão histórica e abordagens pedagógicas”, editado pela Sociedade Brasileira de Genética, traz uma proposta para tornar este tema menos abstrato e mais interativo, favorecendo o protagonismo do aluno na construção do conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Carla de Souza Góes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Departamento de Ensino de Ciências e Biologia, Rio de Janeiro, RJ.

Rafaela Magalhães Aires, Colégio Santo Inácio

Colégio Santo Inácio, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ.

Downloads

Publicado

2022-03-09

Como Citar

Góes, A. C. de S., & Aires, R. M. (2022). Genética das ervilhas ao genoma humano: Contribuições para uma revisão histórica e abordagens pedagógicas. Genética Na Escola, 13(2), 222–225. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2018.384

Edição

Seção

Resenhas